sábado, 22 de fevereiro de 2014

Bolo de São Gabriel

Fim-de-semana sem um miminho não tem graça. Em casa dos meus pais houve sempre o hábito de, ao fim-de-semana, se fazer uma comidinha mais elaborada e uma sobremesa ou um bolo.
O Bolo de São Gabriel leva uma calda açucarada, aromatizada com limão, e deixa-se comer muito bem! Foi um agradável reencontro com a memória de sabores da minha infância.
Deu 10 fatias de bolo e demorou 1 hora a preparar tudo.

Receitas-de-Bolos

Ingredientes para o bolo:
  • 4 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 100 g de farinha
  • 2 colheres de café de fermento em pó
  • Sumo de 1 limão

Preparação do bolo:
  1. Bata as gemas com o açúcar até obter um creme fofo e esbranquiçado.
  2. Adicione o sumo de limão e a farinha, aos poucos.
  3. Junte as claras batidas em castelo, sem bater, envolvendo de baixo para cima.
  4. Coza no forno, pré-aquecido, a 200º.
Bolos+com+Calda
Ingredientes para a calda:

  • 100 g de açúcar
  • Raspa de 1 limão
  • Baunilha q.b.
  • 1 dl de água

Preparação da calda:
  1. Ferva o açúcar com a água durante 5 minutos.
  2. Adicione a baunilha e a raspa do limão.
  3. Depois do bolo arrefecer, regue-o com esta calda.

Bom fim-de-semana!

6 comentários:

  1. Olá Vanda,

    não conhecia o teu blogue mas já estou a seguir ;)
    Este bolo tem um aspecto maravilhoso. E deve ser bem húmido... a avaliar pela calda.
    Perfeito para o chá. :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia,

      Obrigada pela simpatia!
      Gosto do teu blogue. Já há tempo que lhe faço umas visitinhas, mas só agora é que me manifestei.
      Beijinhos :)
      Vanda

      Eliminar
  2. Apercebo-me que te chamas Vanda !
    Olá Vanda :)
    Passo por aqui porque vi o teu comentário no blogue "Ananás e Hortelã" e resolvi vir ver as tuas traquinices ! :)
    E sou recebido com um bolinho lindo, de sabor citrico que tanto gosto e com uma cor esplêndida !
    Perfeito portanto, vou-me embora regalada ! :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      Obrigada pela visita e pelo comentário! A Iguaria é muito recente, só agora é que comecei a divulgar e a comentar, mas já estou a gostar imenso desta nova experiência.
      Já estive a ver a tua Brisa Marítima, gostei e já sou seguidora :)
      Quanto ao teu outro blog, o do chocolate, posso dizer que tem óptimas ideias que muito têm agradado ao grande adorador de chocolate que tenho cá em casa! ;)
      Um beijinho
      Vanda

      Eliminar
  3. Olá Vanda, dou-te os parabéns por esta iniciativa que vai tornar os nossos dias bastante mais saborosos. Li esta receita e já estou com água na boca... podes continuar, porque, seguramente, virei dar uma espreitadela ao teu blogue, a miúde! Bjs, Helena

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Helena,
      Obrigada!
      Estou a ver que a minha responsabilidade é cada vez maior. Tenho mesmo de publicar receitas que deliciem quem aqui vem! Mas temos de ter algum cuidado para não ficarmos com uns quilinhos a mais...Hum...parece-me havemos de conseguir equilibrar as coisas :)
      Bjs.
      Vanda

      Eliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!