sábado, 8 de março de 2014

Carne de Vaca Assada no Forno com Limão

Cheguei a casa um pouco mais tarde do que o habitual. O tempo não era muito para fazer a carne assada para o jantar, tal como tinha planeado de manhã. Lembrei-me que podia utilizar a panela de pressão, para adiantar um pouco a carne, e depois terminar no forno. Foi rápido, a carne ficou muito saborosa e na cozinha pairava um aroma magnífico!
Esta receita deu 4 porções e demorou 1 hora a preparar.
Para degustar no Dia Internacional da Mulher e sempre que apetecer!

Carne Assada

Receitas de Carne

Ingredientes:
  • 1 kg de carne de vaca
  • 2 dentes de alho
  • 1 limão
  • 1/2 dl de azeite
  • 1 raminho de salsa
  • Sal e pimenta em grão q.b.

Preparação:
  1. Moa os dentes de alho, a salsa, a raspa do limão, a pimenta e o sal num almofariz.
  2. Adicionar 1/4 dl azeite à pasta obtida.
  3. Barrar a carne com a pasta.
  4. Colocar na panela de pressão a carne com o restante azeite e selar a carne.
  5. Tapar a panela, se necessário acrescentar 1 ou 2 colheres de sopa de água, e deixar cozinhar um pouco.
  6. Retirar a carne da panela e colocá-la numa travessa de ir ao forno.
  7. Colocar o limão, cortado às rodelas, sobre a carne.
  8. Levar ao forno pré-aquecido a 160ºC.

Carne+Assada

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Olá Vanda.
    Confesso-lhe que da cozinha o que mais gosto é...de estar à mesa!...
    Mas uma nova visita ao Iguaria Desigual, permite tirar algumas conclusões, como o bom gosto da Vanda...a sua capacidade para nos elucidar de todos os "passos"...permitir seguir todo o processo de elaboração e...apreciar o gosto que põe para apresentar o produto final.
    Vanda um dia destes tem de nos mandar via blogger uma das suas maravilhas!
    Abraço para si e Danilo, com votos de continuação neste interesse...tão interessante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela simpática apreciação e incentivo!
      Este blog está a dar-me imenso prazer! Tenho colegas e amigas que já experimentaram algumas receitas e gostaram. Costumam levar-me um bocadinho para eu provar e dizer se ficou igual à minha receita. É engraçado!
      Um abraço meu e do Danilo!

      Eliminar
  2. Que bela carne!! Deve estar deliciosa!

    ResponderEliminar
  3. Quais são os tipos de carne de vaca ideais para essa preparação? Grato. PCCarvalho - pcscarvalho_65@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu interesse.
      A maior parte das vezes utilizo lombo mas também já tenho feito esta receita, e outras idênticas, com alcatra e também fica bom. Para mim, o importante é que a carne seja tenra e não tenha muita gordura.
      Espero ter ajudado.
      Disponha sempre :)

      Eliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!