quarta-feira, 30 de abril de 2014

Frango com Amendoim à Moda de São Tomé e Príncipe

Hoje trago para aqui uma deliciosa receita cuja inspiração fui buscar a um programa de gastronomia, da RTP, Na Roça Com os Tachos,  gravado em São Tomé e Príncipe. Os pratos eram confeccionados ao ar livre por João Carlos Silva, que levava os tachos às costas e que aproveitava os recursos naturais das roças, por onde passava, para preparar três receitas em cada programa: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa.
Adorava ver este programa pelas receitas, pelas paisagens e pelo fabuloso João Carlos Silva!
Nesta receita, o frango é assado no forno e, entre vários temperos,  leva amendoim.


Frango+no+formo+com+amendoim

Frango+Assado+com+Amendoim

Ingredientes (para 4 pessoas):
  • 1 frango cortado em 8 pedaços
  • 1 kg de batata-doce 
  • 100 g de amendoim torrado descascado
  • 1 Cebola picada
  • 3 Tomates
  • Azeite q.b.
  • 1 Copinho de vinho branco
  • 1 Malagueta
  • 2 Folhas de louro
  • Sal q.b.
Receita+de+Frango+de+São+Tomé+e+Príncipe

Receita+de+Frango+de+São+Tomé+e+Príncipe

Preparação:
  1. Num almofariz, prepare uma pasta com um pouco de sal grosso, a malagueta, a cebola picada, o tomate picado e um pouco de azeite.
  2. Junte o vinho branco, o amendoim picado, as folhas de louro e misturar bem.
  3. Barre frango com a pasta obtida e disponha numa assadeira untada com azeite.
  4. Descasque as batatas-doces, corte-as em cubos e coloque na assadeira, junto ao frango.
  5. Leve a assar no forno pré-aquecido, a 180ºC.
  6. Vá virando os pedaços de frango e as batatas a meio da cozedura.
Bom apetite!

16 comentários:

  1. Nunca comi frango assim conficcionado desta maneira...mas pelo aspecto que tem sei que ia adorar!
    Tem uma aspecto muito convidativo...e agrada-me muito!

    Beijinhos;

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom! Experimente, va ver que gosta :)
      Um beijinho

      Eliminar
  2. A minha Mãe adorava ver esse programa, também vi várias vezes...era deslumbrante!
    Gostei do frango, bem simples mas com sabor bem diferente :)

    ResponderEliminar
  3. Eu também adorava esse programa. Com tão poucos recursos, sem máquinas, o João carlos Silva fazia coisas maravilhosas! Este frango deve ser uma delícia, está com um aspecto óptimo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O programa era realmente muito bom! E o frango...ui ;)
      Beijo grande!

      Eliminar
  4. Gostei bastante do aspecto, que sugestão boa!

    ResponderEliminar
  5. Adorei o aspecto e os ingredientes, é mesmo o meu tipo de receita.

    ResponderEliminar
  6. Hmmmmm, adorei o aspeto maravilhoso com que ficou o frango!! Que verdadeira delícia!! Trazes-me aqui um pratinho para o meu almoço por favor?! ;) hehe É que nem pensava duas vezes ;)
    Beijinhos e um ótimo feriado *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou ter de fazer outro, os pedidos são muitos ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Vanda :)

    O nome desse programa não me é estranho, mas não sei se alguma vez o vi !
    Pelo menos penso que ouvi falar, ou n'algum anúncio que a própria RTP tivesse feito ou então alguém que me tivesse falado a respeito !
    Este prato está muitissimo convidativo, encerra sabores formidáveis e mostra combinações inusitadas que me parecem a mim deveras deliciosas !
    Adorei esta tua sugestão ! :)

    Um grande beijo *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, o programa era deslumbrante e as receitas maravilhosas! Tenho pena de ter apontado poucas receitas. Sei que editaram um livro, quero ver se o encontro nalguma livraria :)
      Um beijo muito grande *
      Vanda

      Eliminar
  8. Não conhecia esta receita e fiquei fã! Deve ser delicioso!
    Bjs

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!