segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pescada de fricassé light com arroz aromatizado


Quem cozinha todos os dias por vezes tem dificuldade em decidir o que fazer. A situação agrava-se quando se anda o dia todo, a correr de um lado para o outro, a tentar fazer mil e uma coisas e, no fim, ainda há uma refeição para fazer. Convém por isso seleccionar e ter à mão várias receitas rápidas de elaborar.
A pescada é um peixe acessível e que resulta muito bem, mesmo quando congelada. Esta receita de fricassé é um pouco diferente da tradicional, é feita à minha moda, não leva refogado nem margarina, constituindo uma refeição saudável.
Acompanhei-a com arroz basmati (1 chávena de chá) aromatizado com 2 cravinhos e 1 vagem de cardamomo.
As quantidades indicadas serviram 2 pessoas e a receita demorou 30 minutos a ser reparada, desde que o tacho foi para o lume até chegar à mesa.

Receitas+de+pescada

Pescada+de+fricassé+light

Pescada+com+arroz+aromático

Ingredientes:
  • 4 Postinhas ou lombinhos de pescada
  • 1 dl de vinho branco
  • 1 Colher de sobremesa de farinha (opcional)
  • 3 Colheres de sopa de azeite
  • 1 Gema de ovo
  • Sumo de 1/2 limão
  • Sal e salsa picada e água q.b.

Pescada+de+fricassé+light+com+arroz+aromatizado

Preparação:
  1. Tempere a pescada com sal e reserve, no frigorífico, durante umas horas, para ficar rijinha.
  2. Num tacho leve ao lume o azeite e a cebola finamente picada.
  3. Deixe aquecer, sem refogar, adicione a farinha se gostar do molhinho um pouco espesso, adicione o vinho branco e mexa bem, para ficar homogéneo.
  4. Junte a pescada, junte um pouquinho de água, rectifique os temperos e deixe cozer lentamente.
  5. Retire do lume e reserve o peixe num prato à parte.
  6. Numa tigela, dilua a gema de ovo com um pouco do molho do peixe e depois adicione ao restante molho no tacho, mexendo bem.
  7. Introduza novamente o peixe no tacho e leve a aquecer sem ferver.
  8. Adicione o sumo de limão e polvilhe com salsa picada.

Pescada+de+fricassé+light+com+arroz+aromatizado

Bom apetite!

16 comentários:

  1. Um prato rápido e muito saudável!
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Pimentinha. Sempre que posso opto por pratos saudáveis, para depois poder abusar de vez em quando ;)
      Bjos grandes

      Eliminar
  2. Olha que bela sugestão!
    Bom, rápido e saudável :) Uma maravilha!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Quando comecei o blog tinha planeado começar com outro género de pratos. Mas entretanto a minha vida mudou um pouco e gerir bem o tempo tornou-se uma prioridade. Ultimamente tenho feito muitos pratos rápidos e saudáveis, sempre com o cuidado de garantir um bom paladar.
      Tudo de bom para ti.
      Um beijo muito grande :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Obrigada Susana :) Estava realmente muito saboroso.
      Muitos beijinhos *

      Eliminar
  4. Ficou uma refeição bem simples, contudo carregada de sabor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Luísa. A minha Mãe faz fricassé com alguma frequência. Não é esta versão light mas o molhinho é uma maravilha. Com esta receita receita consegui um sabor muito semelhante com a vantagem de ser mais saudável ;)
      Bjos grandes

      Eliminar
  5. Olha adorei!! :) Simples, rápido e com bom aspeto...e aposto que com um ótimo sabor também ;) Vou fazer para mim muito em breve que agora, à hora de almoço, preciso assim de umas coisinhas bem rápidas e como sou fã de pescada...parece-me perfeito :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cá em casa o mais que tudo quer comprar pescada todas as semanas :(
      Dá-me uma dor de cabeça arranjar maneiras diferentes de a cozinhar. Foi assim que me lembrei do fricassé ;)
      Um beijo muito grande *

      Eliminar
  6. Olá :)

    Adoro fricassé !
    Pena tenho que o mesmo sentimento não assole os restantes membros da familia, ou faria mais vezes esse prato ! :)
    Gostei imenso da tua versão, mais "light" mas ainda assim, deliciosa, não tenho dúvida ! :)

    Beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel :)
      Eu tenho esse problema com os cogumelos e com o polvo. Cá em casa só eu é que gosto. Quem me vale é a minha Mãe que, quando faz, envia-me sempre um pouco! Quem tem Mãe tem tudo, não é?
      Um beijo muito grande *

      Eliminar
  7. Olá,
    em primeiro lugar venho agradecer a visita ao Bago de Romã e dar os parabéns por este cantinho que agora conheci e passei a seguir :)
    Gosto de receitas simples e saborosas e acima de tudo para quem como nós pouco tempo temos para estar na cozinha.
    Gostei e voltarei ( mesmo que não comente, não significa que não passo por cá, por vezes o tempo é escasso para tudo).
    Bjnhs
    Romã:*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo carinho.
      O meu cantinho tem a porta aberta, tenho muito gosto em receber-te por aqui!
      Beijinhos :)

      Eliminar
  8. uau colega que maravilhoso tudo bem ? amei seu recadinho veio cheio de amor amor carinho,que bom que vc gostou da minha cozinha ,eu amei a sua bem acolhedora querida e a receita esta maravilhoso seja muito bem vinda ao meu grupo de amigas
    um grande beijo Sadhia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Sadhia! Adorei mesmo o seu cantinho :) Obrigada por todo o seu carinho. É com muito gosto que passo a fazer parte do seu grupo de amigas e que a recebo no meu.
      Um beijo grande
      Vanda

      Eliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!