sexta-feira, 30 de maio de 2014

Filetes de Carapau com Risotto de Tomate e Gengibre

Os carapaus eram tão frescos que os comprei mesmo sem ter pensado como os ía fazer. Gosto deles grelhados mas lembrei-me de ter visto uma receita de filetes de carapau no livro Cozinha Para Dias Felizes, de Isabel Zibaia Rafael, conhecida no blogosfera por Laranjinha. E foi assim que surgiram estes filetes que acompanhei com um risotto de tomate e gengibre. Deixei-o mais para o sequinho, a pedido e ao gosto do amor da minha vida. Como poderia eu ignorar as suas preferências, se é para ele que cozinho diariamente com todo o carinho, amor e dedicação?

Filetes-de-carapau-com-risotto-de-tomatte-e-gengibre


Ingredientes para 4 pessoas:
Filetes
  • 4 Carapaus
  • 0,5 dl de azeite
  • 3 dentes de alho
  • Sal, pimenta de moinho e cominhos q.b

Caldo de peixe
  • Utilize as cabeças dos carapaus e tudo o que restou depois de retirados os filetes
  • 8 dl de água
  • 1 Cebola
  • 1 Raminho de salsa
  • Sal e pimenta q.b.
Risotto
  • 280 g de arroz para risotto (usei carolino)
  • 2 Tomates bem maduros
  • 2 Colheres de sopa de polpa de tomate
  • 1 Cebola
  • 3 Dentes de alho
  • 1 Folha de louro
  • 1 Colher de café de gengibre ralado
  • 1 dl de azeite
  • 0,5 dl de vinho branco
  • Caldo de peixe q.b.
Filetes-de-Carapau-com-Risotto-de-Tomate-e-Gengibre

Risotto-de-tomate-e-gengibre-com-filetes-de-peixe

Preparação:
Filetes
  1. Corte os filetes e tempere-os com sal, pimenta, o alho e cominhos a gosto.
  2. Deite o azeite numa frigideira e  quando estiver bem quente coloque os filetes com o lado da pele virado para baixo.
  3. Deixe fritar durante cerca de 2 minutos e depois vire-os, deixando fritar mais 2 minutos.
Caldo de peixe
  1. Coza os restos do peixe em água temperada com sal, um pouco de pimenta, a salsa e a cebola.
  2. Depois de pronto, coe o caldo.

Risotto
  1. Num tacho coloque o azeite a cebola e o alho.
  2. Adicione a polpa de tomate, o gengibre e o louro.
  3. Junte o arroz e deixe fritar um pouquinho, mexendo para nãp pegar.
  4. Adicione o vinho branco.
  5. Vá deitando o caldo de peixe, aos poucos, e rectifique o sal.
  6. Dois ou três minutos antes do arroz estar cozido, adicione o tomate sem pele e sem sementes, partido aos quadradinhos.
  7. Sirva de imediato, acompanhado com os filetes. 

Filetes-de-peixe-com-risotto-de-tomate-e-gengibre

Bom apetite!

26 comentários:

  1. Já me podem convidar pra comer num restaurante de luxo, mas é das coisas que eu gosto!
    Oh se gosto! Enchem-me a alma só de olhar!!!
    Coisa tao boa!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mena! Fiquei muito satisfeita com o resultado deste prato, agradou muito à minha família que era precisamente o meu objectivo :)
      Guardo um pratinho para ti com todo o gosto ;)
      Um beijo grande*

      Eliminar
  2. Gosto muito desse peixe, é muito saboroso. Seu risotto ficou de dar água na boca. Belo prato. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josy, obrigada pelo carinho!
      Um beijo grande :)

      Eliminar
  3. Eu ia adorar comer o conteúdo desse pratinho!!! Adoro carapaus, grandes, pequenos, médios... todos!!!
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  4. Aiii Vanda um daqueles pratinhos bem tradicionais, com uma pitada de diferença sempre bem vinda na minha cozinha, que eu gosto tantooooo :)
    E tens toda a razão, como te compreendo...como podes negar pedidos desses?! ;)
    Beijinhos grandes e um ótimo fim de semana *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Vânia! As especiarias e todos os produtos a que hoje temos um acesso tão fácil, permitem-nos inovar os pratos que as nossas mães faziam. O sabor é obviamente diferente e muitas vezes surpreendente :)
      Beijos*

      Eliminar
  5. Uma refeição bem deliciosa e ao meu gosto!!
    Beijinhos grandes e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  6. Tens aí uma refeição bem convidativa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que gostaste, Alexandra!
      Beijos grandes*

      Eliminar
  7. Ai Vanda, eu já jantei mas até comia mais um bocadinho se me aparecesse este teu prato à frente... Adorei!
    bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehehe...pode ser que ainda se arranje qualquer coisinha :)
      Bjos*

      Eliminar
  8. Hummm adoro risotos e este está com muito bom aspeto!

    http://petiscana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspeto! Também gosto mais de arroz para o seco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Avelã! Eu prefiro com molhinho, até molho sopinhas de pão e tudo, mas sequinho também não lhe digo que não ;)
      Bjos*

      Eliminar
  10. Que maravilha de prato! Faria as minhas delicias :)
    Cozinhando com amor, sai sempre bem não é verdade? :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cozinhando com amor resultam refeições com um tempero melhor ;)
      Quando fazemos algo sem vontade a probabilidade de não sair bem é maior.
      Beijos grandes*

      Eliminar
  11. Que bom aspecto! :-)
    E fico muito contente por ver a tua felicidade. O Amor é lindo! ;-)

    ResponderEliminar
  12. Olá Vanda * :)

    O que eu adoro carapaus !
    E sendo um peixe tão acessível, compro-o com muita frequência para grelhar com molho à espanhola, simples ou então para fritar !
    A filhota não aprecia, mas eu e o marido adoramos ! :)
    Assim em filetes nunca me ocorreu experimentar, confesso, agora ao ver os teus achei uma idéia fantastica ! E que bem acompanhados por um lindo risotto com o toque de uma das minhas especiarias de eleição ! :)
    Belíssima refeição que obviamente agradou ao "mais que tudo" que tudo merece ! :)

    Um grande beijinho *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel!
      Fiz filetes para variar. Gosto do factor surpresa, do momento em que o meu mais que tudo se senta à mesa sem fazer ideia do sabor do prato que vai comer :)
      Beijos grandes*

      Eliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!