segunda-feira, 12 de maio de 2014

Lingueirão à Bulhão Pato

Quando como lingueirão recordo-me sempre das férias grandes, na época em que ainda era miúda. Lingueirão, conquilha ou ameijoa, havia sempre um petisco no final da tarde. O calor que que se tem sentido nos últimos dias, despertou em mim a vontade de fazer estes lingueirões à Bulhão Pato.
As quantidades que indico serviram de petisco a 2 pessoas.

Receita+de+Lingueirão+à+Bulhão+Pato

Petiscos+de+Marisco

Ingredientes:
  • 250 g de lingueirão
  • 1 dl de azeite
  • 3 dentes de alho
  • 1 molhinho de coentros
  • 1/2 limão
  • Sal grosso q.b.
  • 1 malagueta pequena, se gostar

Lingueirão+com+coentros+e+limão

Preparação:
  1. Ponha os lingueirões com as pontas para cima, em água com sal grosso do mar durante cerca de duas horas.
  2. Escorra-os e passe-os por água corrente, antes de os cozinhar. 
  3. Numa frigideira junte o azeite, os alhos cortados em lâminas e a malagueta picada, em lume forte.
  4. Quando começar a fervilhar, tenha cuidado para não deixar queimar os alhos, junte o lingueirão e tape a frigideira.
  5. Vá sacudindo a frigideira e, quando os lingueirões estiverem abertos, adicione os coentros e retire-os do lume.
  6. Junte um pouco de sumo de limão e sirva de imediato, decorado o restante limão cortado às rodelas.

Bom apetite!

9 comentários:

  1. Eu, que gosto tanto de mariscos, nunca comi este! Já vi destas conchas vazias na areia da praia, mas nunca os provei. Vou ter de experimentar!
    Obrigada pela ideia.
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Eu adoro este marisco, sem dúvida dos meus preferidos e ficou bem tentador. Apetece entrar no PC e tirar um para mim :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi lingueirão à bulhão pato, mas à bulhão pato tudo é bom... Está com óptimo aspecto!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto deles abertos na brasa com sumo de limão. Adoro!

    ResponderEliminar
  5. Eu nunca fiz, mas estão mesmo no ponto!!! Adorei :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Lingueirão, ameijoas, conquilhas, mexilhões, caracóis...não importa!! Desde que sejam petiscos destes deliciosos são sempre bem vindos à minha mesa, adoro, adoro e adoro ;) hehe
    Esta tua deliciosa sugestão foi mesmo para me deixar a babar Vanda ;)
    Beijinhos *
    PS: Hoje, lá pelo blog neste link, é mais uma vez dia de "Há vida para além da massa de atum" e temos novo DESAFIO! E claro, adorava poder contar com a tua participação :)
    http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/05/ha-vida-para-alem-da-massa-de-atum.html

    ResponderEliminar
  7. Tão bom Vanda ! :)
    Lembro-me de fazer "canivetes" (assim os chamamos) com frequência há uns anos atrás, ultimamente não tenho feito, mas fiquei com muita vontade agora ao ver esses teus de aspecto tão delicioso ! :)
    Belo petisco para qualquer ocasião ! :)

    Beijinho grande **

    ResponderEliminar
  8. Agradeço todos os comentários e carinho que aqui me deixaram. Fico muito feliz por terem gostado!
    Um beijo muito grande :)
    Vanda

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!