quarta-feira, 7 de maio de 2014

Salada de Espargos Verdes

Esta salada de espargos, foi extremamente bem recebida num almoço de família que houve cá em casa, num destes dias em que o sol tem insistido em brilhar! Apresentei-a juntamente com as entradas mas acabou por ser degustada, também, como acompanhamento do prato principal. Quem gosta de vegetariano certamente não se importará de receber esta iguaria ao almoço ou ao jantar. A versatilidade desta salada é muita e quem não gostar de favas pode substituir este ingrediente por quinoa ou por um outro que lhe agrade mais. Haja imaginação!

Saladas+de+Verão

Salada+de+Espargos+com+Favas

Ingredientes:
  • 8 Espargos
  • 1 Chávena de miolo de favas
  • 4 Tomatinhos
  • 6 Rabanetes
  • 2 Chávenas de folhas de agrião
  • Sal, azeite e vinagre balsâmico q.b.

Culturas+em+Vaso

Salada+Fresca+de+Espargos+Verdes

Preparação:
  1. Prepare os espargos, cortando o talo duro da ponta, e as favas e coza-os em água temperada com pouco sal.
  2. Numa saladeira disponha as favas, depois de arrefecerem, as folhas de agrião, os tomatinhos partidos em meia-lua e os rabanetes.
  3. Depois de arrefecerem, corte cada espargo em 4 ou 5 bocadinhos e adicione à salada.
  4. Tempere, a gosto, com sal, azeite e vinagre balsâmico.


Mini-Horta

Bom apetite!

22 comentários:

  1. Bonita salada, gostei do efeito nos rabanetes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Achei que ficava bem apresentada assim, apesar de ter desmanchado tudo ao temperar e mexer :)
      Bjos

      Eliminar
  2. Olá Vanda: que sugestão tão saudável e deliciosa. Fica com ótimo aspeto e não admira que tenha sido um sucesso. Agora o que gostei mesmo foi de ver o canteiro com os rabanetes: linnnndoooooo!!!!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Márcia! Tenho-me dedicado a cultivar umas coisinhas, sabe-me muito melhor quando como algo que cultivei, criei e colhi :) Os rabanetes crescem rapidamente e dão-se muito bem na minha varanda!
      Um beijo grande :)

      Eliminar
  3. Olá Vanda!

    Muito bonita a tua salada! Uma ótima sugestão para estes dias de calar que se aproximam!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a comida mais fresquinha já vai sabendo bem!
      Bjos *

      Eliminar
  4. Adoro espargos!!! Quando estava em Portugal (parece que foi há um século mas foi apenas há 3 dias ;) hehe) suspirava no supermercado sempre que olhava para eles e quando, uma vez por outro, levava comigo um raminho deles para casa, para me deliciar e matar a "gula", suspirava ao pensar no quanto a minha carteira tinha ficado mais leve por uma quantidade tão pequenina :( ... Eis senão quando, acabadinha de chegar a terras de Sua Majestade, pouso as malas em casa já a noite se está a pôr e corremos para o supermercado mais próximo para ir buscar umas sandes ou algo rápido para matar a fome...e, das primeiras coisas em que os meus olhos batem, são caixas e caixas de espargos, onde se lê: leve 3 molhos e pague um :))) Pelo preço de um molhinho pequenino aí, compro cá 3 fantásticos molhos ;) Comecei logo a gostar disto ;) hehe Ainda não comprei que isto tem sido tudo a correr mas já meti na cabeça que, quando for às compras com um pouco mais de tempo e calma e tiver a minha cozinha minimamente decente, vou logo a correr comprá-los :)
    E pronto...tudo isto para dizer que essa salada ficou com um aspeto delicioso e fiquei ainda com mais vontade de comer os meus queridos espargos ;)
    Beijinhos *
    Vânia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vânia, está tudo cada vez mais caro e é preciso fazer opções e aproveitar ao máximo as promoções que vão surgindo. Os espargos fazem parte da minha alimentação desde sempre, tenho uma costela alentejana que assim o dita e, mesmo sendo um pouco caros, eu não resisto...
      Ainda bem que as primeiras impressões pelas terras de Sua Magestade são boas.
      Um beijo grande e tudo de bom para ti :)

      Eliminar
  5. Que bela salada! Semeei rabanetes, estou à espera que cresçam e no ano passado semeei espargos, mas só no 3º ano é que há espargos para apanhar. Até lá só de compra e por cá 1 molho pequeninho ronda os 5 euros... só lá de longe a longe para matar saudades.
    Bjos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltam 2 anos para os teus espargos te darem as primeiras alegrias :) É muito bom comr o que cultivamos, não é? Estou a pensar experimentar cultivar tomate cherry, é excelente e o preço não é nada amiguinho :)
      Bjos

      Eliminar
  6. Quando chega estes dias mais quentes, quando chego a casa e me apetece comer algo, simples,rapido e saboroso vem me sempre a ideia uma saladinha com um bom molho fica fantástico.
    Sopa nestes dias nahhh já não apetece.
    Nunca experimentei usar espargos na salada mas adoro portanto na salada deve ficar igualmente saboroso:)

    Bonita salada.

    Beijinho e um ótimo fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa!
      Experimenta usar espargos numa salada e vais ver que fica fabulosa. É diferente e assim vamos variando um pouco.
      Um beijo grande e bom domingo *

      Eliminar
  7. Eu gosto bastante de espargos nunca usei em saladas, mas parece-me mesmo mto bem!!!
    Super saudável e muito apetitosa!!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Xana!
      Experimenta as saladas com espargos, vais ver adorar :)
      Um beijo grande*
      Vanda

      Eliminar
  8. ficou com um ótimo aspeto.
    eu continuo à espera dos meus espargos nascerem no quintal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico à espera de saber qual o destino desses espargos que vão nascer!
      Bjos

      Eliminar
  9. fui agora ler os outros comentários, por isso venho aqui fazer um acrescento em relação às culturas: os meus espargos só dão uns esparguinhos muito minúsculos e poucos, se calhar não os trato como deve ser (aliás, tive a planta no quintal alguns anos sem saber que eram espargos!!)
    o tomate cereja é facílimo de cultivar e cada pé dá imensos tomates, essa é uma cultura de sucesso, tenho sempre muitos. é agora altura de os plantares, Vanda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Margarida! Vou tratar da plantação de tomatinhos o quanto antes. Gosto imenso de ver as plantinhas a crescer e de contar com elas nas refeições cá de casa :)
      Um beijo grande*

      Eliminar
  10. Vânia querida :)

    Tens uma saladeira igual à minha ! :)
    O que eu mais gosto nessa tua saladinha são os rabanetes, confesso...
    Não que não goste de espargos, mas não são a minha verdura de eleição e como o preço é deveras pouco atraactivo, acabo por quase nunca os comprar !
    Seja como for gostei mesmo muito do aspecto apetitoso da tua salada e olha, já "marchava" agora ao almocinho ! :)

    Beijoca grande *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel! Os rabanetes têm feito as minhas delícias. Os desta salada são da 2ª plantação deste ano. Crescem muito rapidamente, são saborosos e dão graça às saladas :)
      Em relação aos espargos sou muito suspeita, pois a minha origem alentejana não perdoa.
      Tenho de ver se descubro a tua saladeira nos teus blogues ;)
      Beijo muito grande *

      Eliminar
  11. Excelente salada!!! :D
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!