quinta-feira, 3 de julho de 2014

Gaspacho à Moda de Serpa



Quando somos crianças sentimos dificuldade em gostar de alguns pratos e, muitas vezes, até nos recusamos a comê-los.
Porém, à medida que crescemos tornamo-nos mais abertos e, quando nos dispomos a experimentá-los, descobrimos com certa surpresa que afinal gostamos. Foi isto que me aconteceu com o Gaspacho! Em miúda nem podia ouvir falar em tal, só me apetecia fugir da mesa. Hoje, o que eu não dou por um Gaspacho! Quer seja o tradicional ou uma variante, adoro! Lembra-me a infância e a adolescência, os dias passados em casa dos meus avós, no Alentejo, e sabe-me a saudade!
A receita que apresento, sem cebola e com batata, é típica da região de Serpa. Comi-o muitas vezes com carapauzinhos fritos, tão bom! Era assim que se comia e ainda é assim que se come na minha casa.
Sopa+fria
Para 4 pessoas
5 tomates maduros
2 batatas cozidas
1/2 pimento verde
1/2 pepino
2 dentes de alho
4 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de vinagre
Orégãos q.b.
Pão alentejano com 2 ou 3 dias (de preferência)
Sal fino
Sopa+fria
Sopa+Fria+do+Alentejo

Retire a pele e as sementes aos tomates e corte-os aos bocadinhos.
Retire as sementes ao pimento e corte-o aos bocadinhos.
Descasque o pepino e corte-o também em pedaços.
No copo misturador reduza-os a puré juntamente com as batatas, os alhos, o sal e o azeite.
Deite o puré num recipiente, adicione o vinagre e mexa bem.
Junte água fresca e, se gostar, umas pedrinhas de gelo, de modo a que consistência fique a seu gosto. Deve ficar grossinho.
Corte o pão aos quadradinhos com cerca de 1 cm.
Adicione o pão e envolva-o ligeiramente no puré.
Sirva polvilhado com orégãos. 
Sopa+fria+alentejana

Sugestão: Sirva como entrada ou então como prato principal acompanhado com peixe frito.
Bom apetite!

10 comentários:

  1. Esse gaspacho ficou com um aspecto magnifico ;)

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. A primeira vez que gostei foi em Espanha servidos em copos de shot e adorei
    Esse tem um aspecto delicioso
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá! Tenho passado por aqui, mas nem sempre deixo comentário... e sei como sabe bem uma palavrinha!!!
    Gosto de tudo o que aqui vejo: receitas simples mas deliciosas e todas a meu gosto.
    Nos Açores, lá em casa, não comíamos gaspacho, apesar de comermos açordas e outros pratos típicos do Alentejo. Como as minhas raízes paternas vêm da Beira Alta, a minha avó paterna ensinou a minha mãe a cozinhar algumas iguarias beirãs. Além disso, acabávamos por comer tudo o que a minha mãe mais gostava!!! Acho que ela não gostava de gaspacho!!!...
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Olá Vanda: nunca provei, embora conheça de nome, claro. Por cá não temos este costume e acabamos, muitas vezes, por não experimentar estas e outras iguarias típicas do nosso país. É uma pena.Agora , com a tua receita, quem sabe não tento a família?
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  5. Vanda aprendi a gostar de gaspacho quando conheci uma amiga espanhola que fazia muito. O seu ficou com um aspecto delicioso e com um peixinho frito é irresistível. Gostei muito. Beijinhos, ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  6. Por acaso gaspacho é uma daquelas coisas que, como sushi, me mete imensa impressão :P Também é por não estar habituada, acho eu... se tivesse feito parte da minha infância, por exemplo, aposto que já gostava. Nunca provei gaspacho, por isso continuo a achar estranho (já provei sushi, e acho ainda mais estranho :P).
    Esse parece muito bom, até dá vontade de experimentar :)

    ResponderEliminar
  7. Eu também nunca provei, mas com essa receitinha acho que vou experimentar...
    Bjssss querida

    ResponderEliminar
  8. Confesso que não sou a maior fã de gaspacho mas, uma vez por outra, sabe-me bem! Esta é daquelas coisas que nunca fiz em casa mas agora nos dias quentes apetece mesmo algo assim! Hoje está sol e calor por aqui por isso acabei de ficar cheia de vontade de comer um pratinho desses Vanda :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  9. Adorei a tua versão de gaspacho! Costumo comer como sopa fria, mas a tua sugestão de acompanhar peixe frito deixou-me de orelhas arrebitadas... acho que vou experimentar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!