domingo, 12 de outubro de 2014

Pataniscas de Bacalhau à Oriental para celebrar o meu regresso!

Olá, está por aí alguém? Depois duma pausa muito mais prolongada do que a inicialmente prevista, estou de volta!
Regresso com uma travessa cheia de Pataniscas de Bacalhau, um prato típico da culinária portuguesa, com origem na região da Estremadura.
São tradicionalmente elaboradas com bacalhau desfiado, frito depois de envolto num polme de farinha de trigo, temperado com sal, pimenta e salsa. Possuem geralmente uma forma irregular achatada com cerca de 8-12 cm de diâmetro e são excelentes quando acompanhadas com arroz de feijão.
Estas pataniscas que trago, para partilhar convosco, têm o propósito de servir de petisco que acompanharemos com uma bebida, enquanto pomos a conversa em dia!
Venham daí!


Pataniscas+de+bacalhau

Pataniscas+de+bacalhau


Para 2 pessoas

2 Postas de bacalhau demolhadas, desfiadas e limpas de peles e espinhas (aprox. 250 g)
1 Cebola pequena finamente picada
1 Ovo
8 Sementes de cardamomo
Salsa fresca e malagueta verde q.b.
Farinha q.b.
Leite q.b.
Sal e óleo para fritar q.b. 

Pataniscas+de+bacalhau

Petisco+Pataniscas+de+bacalhau

Modo de preparação

Desfie o bacalhau previamente demolhado e retire-lhe a pele e as espinhas.
Num recipiente, coloque a cebola, a salsa e a malagueta picadas, junte os ovos e misture bem.
Adicione o bacalhau e um pouco de leite e mexa.
Adicione a farinha, aos poucos, envolvendo até obter uma mistura com uma textura grossa que não escorra com muita facilidade da colher.
Retifique o sal, se necessário, e tempere com um pouco de pimenta e com as sementes de cardamomo moídas num almofariz.
Aqueça o óleo e, quando estiver bem quente, deite-lhe colheradas do preparado.
Frite dos dois lados obter um tom dourado e escorra em papel absorvente.
Pode servi-las e servir quentes ou frias, como entrada ou prato principal e decoradas a gosto.

Bom apetite!

Informações adicionais:
- tempo de preparação: 30 minutos
- dificuldade: *
- vegetariano: não
- apto para crianças: sim
- ingrediente principal: bacalhau
- nº de porções: 4

12 comentários:

  1. Estou sim....
    :)
    Adoro pataniscas!
    Ficaram com excelente aspecto.
    bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Adoro pataniscas!!!

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Bem vinda sejas!
    Regressas muito bem acompanhada, eu adoro pataniscas!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Hmmmmmmm...estou com água na boca só de olhar a foto!!!!!
    Beijos e ótima semana pra você!!! =)

    ResponderEliminar
  5. Olá Vanda! Tudo bem? Estou passando para agradecer sua visita lá na minha casinha e também conhecer seu blog! Amei tudo por aqui! Estou me sentindo em casa e já participando do seu blog! Abraços!

    ResponderEliminar
  6. Bom dia Vanda, seja muito bem vinda. Voltastes em grande estilo, amo pataniscas de bacalhau. Ficaram lindas, deliciosas e apelativas. Adoraria roubar uns. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  7. Um regresso em grande! :)
    Adorei a sugestão, e ficaram com um aspeto delicioso!

    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Oi Vanda, que bom que você voltou e com uma receitinha deliciosa. Vou levando algumas pataniscas, já que me ofereceu né? kkkkk
    Amiga, depois que vc começar a fazer pães caseiros, vai se viciar pq é uma delícia sentir o cheirinho de pão fresquinho.
    Bjsssssssssssss

    ResponderEliminar
  9. Olá Vandinha,

    Sim, estou por aqui e não deixei de estar, já tinha pensado em ti e aqui há umas semanas atrás e preparava-me para te deixar uma mensagem de "querer saber", até que tu apareceste ! :)
    Que bom "ver-te" por cá de novo, habituamo-nos às pessoas, sabes como é ! :)

    Regressas com um prato bem luso e de sabores exepcionais...
    O que eu adoro pataniscas, mas confesso que não as faço tão bem como a Mãe ! :)
    As tuas estão lindas e já te roubo uma enquanto pomos a conversa em dia ! ;)

    Beijoquinha grande *

    ResponderEliminar
  10. Sim! :P
    Eu até gosto de pataniscas, mas não como há tanto tempo! Não é das minhas coisas preferidas, dá trabalho (só de limpar o que os fritos sujam :P) e ainda se tem de comprar bacalhau que é caro e o já desfiado é pior... Mas pronto, um dia hei de fazer :) Só não gosto muito de arroz de fresco :P
    Essas aí parecem mesmo perfeitas e tostadinhas, mesmo boas!

    ResponderEliminar
  11. Estas sim... Pode-se chamar pataniscas, amanhã vou tentar fazer. Bjs

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!