sábado, 1 de novembro de 2014

Compota de Uvas com Moscatel para o Dia Um ...Na Cozinha



A compota que hoje partilho convosco, foi feita com ingredientes típicos da cozinha portuguesa, uvas Red Globe da região do Alentejo, vinho Moscatel de Setúbal, canela e limão.
É com esta iguaria que participo na 18.ª edição do "Dia Um...Na Cozinha", cujo tema se intitula Doces e Compotas.
 
Cá em casa degustou-se, aprovou-se e tornou-se a degustar de tal modo que já só resta um pouquinho no fundo do frasco. Vou ter todo o prazer em fazer mais!
Espero que gostem!
 
Compota+de+Uvas+com+Moscatel
Compota de Uvas com Moscatel


Ingredientes
500 g de uvas descaroçadas (usei Red Globe)
250 g de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 cálice de vinho Moscatel
casca de 1 limão ralado 

Compota de Uvas com Moscatel

Compota+de+Uvas+com+Moscatel

Compota+de+Uvas+com+Moscatel

Modo de preparação
Lave as uvas, retire-lhes as sementes e parta-as aos quartos.
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve ao lume.
Com uma colher esmague um pouco algumas uvas, sem as desfazer.
Deixe ferver em lume brando,  mexendo de vez em quando, até obter o ponto de estrada. Tenha cuidado para não deixar passar do ponto e engrossar demasiado.
Assim que obtiver o ponto desejado (faça o teste num pires)  retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Distribua o doce por frascos de vidro que vedem hermeticamente.

Compota+de+Uvas+com+Moscatel

Compota+de+Uvas+com+Moscatel

Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Não; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: uvas; N.º de porções: 1 frasco; Prato: Compotas

22 comentários:

  1. De uvas nunca fiz , mas tenho a certeza que ia gostar dessa,apetece comer á colherada
    bj

    ResponderEliminar
  2. Gabo a paciência de quem lhes tira as sementes pois não e tarefa fácil. So pode estar deliciosa

    beijinho e bom resto de fim de semana!

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha!! Este doce fez-me voltar à infância, quando a minha mãe preparava o seu doce de uva. Não era com moscatel, claro, pois não o tínhamos na altura.
    Gostei imenso. Deve ficar tão bom!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  4. Olá ;).....
    Que aspecto maravilhoso e delicioso ;).....
    Beijocas

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso :) Deve ser tão bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Nunca experimentei fazer compota com as Red Globe. Por aqui são caras. Uso as típicas de cá, da casta Isabel, as tradicionais uvas-de-cheiro. Fiquei fã deste teu doce. Tem a consistência perfeita.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. Ficou com uma tonalidade tentadora adoro doce de uva, acho que esta receita é mais ou menos igual à que a minha sogra faz e que eu adoro
    Parabéns pela excelente estreia
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  8. O aspecto é magnífico! Gostei da combinação de sabores.
    Beijinhos, Paula

    ResponderEliminar
  9. Cá está uma compota que nunca fiz mas que imagino divinal! Uva moscatel é excelente :)
    Gostei muito da cor, excelente aspecto!

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  10. Vandinha,

    Tenho para mim que se estivesse por perto já não restava esse tal bocadinho no fundo do frasco ! ;)
    Pois que essa tua compota está deveras linda, deveras tentadora e só de ler "vinho moscatel" já fiquei a salivar !
    Que coisa boa, amiga, adoro a conjugação de elementos que fizeste e que resultaram sem dúvida numa compota de comer e chorar por mais ! :)
    Obrigada pela tua companhia no desfile em mais esta edição !

    Beijinho grande **

    ResponderEliminar
  11. Adoro uva red globel! Mas em compota nunca comi, de certeza que ficou deliciosa ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. Querida Vanda se tem um fruto que adoro é a uva, em especial esse tipo de uva,adoro compota de uvas, porém nunca fiz com essa. Ficou uma cor linda. Infelizmente esse mês não pude participar do Dia Um, mas estou adorando ver tantos doces lindos e deliciosos assim como o seu. Bela participação. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    Fiquei muito curioso com este doce. Deve ser daqueles doces de se comer à colherada.
    Tem uma cor linda e irresistível e adoro a textura, perfeito para acompanhar um queijo ou requeijão.
    Uma excelente sugestão para estreia neste grupo.
    Beijinho. ;)

    ResponderEliminar
  14. oi amiga querida eu demorei mas cheguei mas que receita apetitosa ..esta linda eu amo geleia de uvas parabens querida bjokas doces

    ResponderEliminar
  15. Só pode ter ficado uma delícia! beijinhos
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Que bom aspeto, uma cor e brilho muito agradáveis ;)

    ResponderEliminar
  17. Que delicia de doce e com moscatel que eu adoro ;)
    Obrigado pela visita ao meu blogue, já sou seguidora do teu para não perder nada ;)
    Beijinhos
    Cláudia
    http://vidadeprazeres.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. Vanda querida, achei essa receita uma delícia!
    Ficou linda mesmo a compota. Vou levando a receita.
    Bjssssss amiga

    ResponderEliminar
  19. Olá!
    Essas uvas têm um aspeto tão bom... já me servia de algumas :)
    Não admira que o doce tenha ficado com esse aspeto tão delicioso. ;)
    Bjs
    Margarida

    ResponderEliminar
  20. Gosto muito de compota de uva, só é pena o trabalho que dá LOL.
    Beijinhos

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!