terça-feira, 25 de novembro de 2014

Montaditos de Queijo Chèvre no Forno

Porque será que muitas das vezes, quando comemos fora de casa, nos parece que a comida tem outro sabor que nos sabe melhor?
Será por causa do ambiente que nos rodeia? Pela expectativa de vermos a apresentação, sentirmos o aroma, o paladar? Por sermos servidos em vez de sermos nós a servir? Pela companhia?
O certo é que comi uns montaditos num restaurante que aposta na vertente gourmet que me souberam particularmente bem! Não vi como os cozinharam, mas reproduzi-os com muita facilidade. Em tudo ficaram muito idênticos aos que comi no tal restaurante.
E não é que em casa ainda me souberam melhor? Acreditem, é mesmo verdade! Talvez fosse o meu estado de espírito, a forma como reparei e tratei dos pormenores, não sei explicar ao certo.
Escolhi cuidadosamente a toalha, a loiça, os talheres, os copos, tudo… O dia estava lindo, a luz magnífica!
A companhia? Foi a mesma que tive no restaurante e melhor era impossível!
Bem, aqui ficam as indicações para o caso de quererem experimentar estes montiaditos de queijo chèvre. Como entrada são excelentes! 
Montaditos+de+Queijo+Chèvre

Montaditos+de+Queijo+Chèvre+Tomate+e+Courgette


Para 2 pessoas
3 rodelas de queijo chèvre com cerca de 1 cm de altura 
6 rodelas de tomate
12 rodelas de courgette
Azeite e orégãos q.b.



Montaditos+de+Queijo+Chèvre

Montaditos+de+Queijo+Chèvre

Modo de preparação
Num pirex ou travessa de ir ao forno disponha 6 rodelas de courgette e em cima de cada uma delas coloque 1 rodela de tomate, nova rodela de courgette e termine com metade de uma rodela de queijo.
Regue com um fio de azeite e polvilhe com orégãos.
Leve durante cerca de 15-20 minutos ao forno pré-aquecido a 180º.
Sirva quente.
Montaditos+de+Queijo+Chèvre+Tomate+Courgette+e+Orégãos

Bom apetite!

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Não; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: Queijo chèvre; N.º de porções: 2; Prato: Entradas

terça-feira, 18 de novembro de 2014

As Minhas Castanhas Assadas São Tão Quentinhas e Tão Boas!



Castanhas+Assadas

Castanhas+Assadas
 Castanhas+Assadas

Eu sei, eu sei que o dia de São Martinho já passou, mas cá por casa continuamos a saborear esta maravilhosa iguaria sem que haja qualquer sinal de saturação! Que hei-de eu fazer?

De grande versatilidade, pode-se comer cozida, assada, em puré, na sopa, como acompanhamento de carne assada ou em doce. Antes da chegada da batata à Europa e à sua difusão generalizada, ocorrida no séc. XVII, a castanha servia de base à alimentação.
O dia de São Martinho está historicamente associado à prova do vinho novo. A água-pé é obtida a partir da água adicionada ao bagaço da uva, donde se retira o resto do mosto que aí se mantém. Pode ser consumida em plena fermentação ou adicionando-lhe um pouco de álcool.

Castanhas+Assadas

Confesso que as castanhas assadas fazem as minhas delícias quer sejam assadas no carvão pelos típicos vendedores que perfumam as ruas com o seu aroma, quer sejam assadas em casa no forno elétrico, num assador de barro, de metal ou nas brasas da lareira. Acompanhadas com um cálice de jeropiga, água-pé (cada vez mais difícil, de encontrar), moscatel ou outro vinho, a gosto, sabem mesmo bem!

Vinho+Tinto+Doce+da+Quinta+do+PôpaQuerem saber qual é o meu preferido? É o Vinho Tinto Doce da Quinta do Pôpa! Acompanha muito bem castanhas, queijos amanteigados e é excelente consumido à refeição por quem diz não ser apreciador de vinho. Após experimentar este, segue-se inevitavelmente toda uma viagem de exploração ao mundo da arte de apreciar vinhos.

Bem, vamos agora olhar para as castanhas que vos apresento nestas fotos.
O processo que utilizei para as assar  não tem qualquer segredo, é o que toda a gente conhece. Fiz um corte em cada uma delas, coloquei-as na chapa dos grelhados, com a chama não muito alta, e deitei-lhes um pouco de sal. Contrariamente ao habitual, preferi utilizar sal de mesa que deitei na zona dos cortes à medida que estes iam abrindo um pouco mais, apenas porque me pareceu que seria mais fácil de colocar. Com o auxílio duma pinça fui-lhes dando a volta com regularidade para não as deixar queimar e cerca de 15 minutos depois estavam macias, prontas para comer, com o aspeto que aqui se vê.
Ficaram tão boas que não resisti à tentação de partilhar o momento convosco.
Espero ter aguçado muito o vosso apetite!



Castanhas+Assadas

Tempo de preparação: 20 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Sim; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: Castanha; N.º de porções: Não aplicável; Prato: Petisco

sábado, 1 de novembro de 2014

Compota de Uvas com Moscatel para o Dia Um ...Na Cozinha



A compota que hoje partilho convosco, foi feita com ingredientes típicos da cozinha portuguesa, uvas Red Globe da região do Alentejo, vinho Moscatel de Setúbal, canela e limão.
É com esta iguaria que participo na 18.ª edição do "Dia Um...Na Cozinha", cujo tema se intitula Doces e Compotas.
 
Cá em casa degustou-se, aprovou-se e tornou-se a degustar de tal modo que já só resta um pouquinho no fundo do frasco. Vou ter todo o prazer em fazer mais!
Espero que gostem!
 
Compota+de+Uvas+com+Moscatel
Compota de Uvas com Moscatel


Ingredientes
500 g de uvas descaroçadas (usei Red Globe)
250 g de açúcar amarelo
1 pau de canela
1 cálice de vinho Moscatel
casca de 1 limão ralado 

Compota de Uvas com Moscatel

Compota+de+Uvas+com+Moscatel

Compota+de+Uvas+com+Moscatel

Modo de preparação
Lave as uvas, retire-lhes as sementes e parta-as aos quartos.
Coloque todos os ingredientes num tacho e leve ao lume.
Com uma colher esmague um pouco algumas uvas, sem as desfazer.
Deixe ferver em lume brando,  mexendo de vez em quando, até obter o ponto de estrada. Tenha cuidado para não deixar passar do ponto e engrossar demasiado.
Assim que obtiver o ponto desejado (faça o teste num pires)  retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Distribua o doce por frascos de vidro que vedem hermeticamente.

Compota+de+Uvas+com+Moscatel

Compota+de+Uvas+com+Moscatel

Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Não; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: uvas; N.º de porções: 1 frasco; Prato: Compotas