sexta-feira, 6 de março de 2015

Scones com Passas




Muitas são as receitas de scones, geralmente fáceis e rápidas de confecionar. Acho que gosto de todas, pelo menos das que tenho experimentado. É que estes pãezinhos rápidos de origem escocesa, tão leves, macios e crocantes, são uma delícia!
Consta que inicialmente eram feitos com farinha de aveia, moldados num formato redondo e grande, cortados em triangulos e depois cozidos em pedras de assar.
Os ingredientes que utilizamos ou o que lhe colocamos dentro, no momento em que os vamos degustar, podem ser doces ou salgados, depende do gosto e da imaginação de cada um de nós. Com manteiga, doce, queijo, fiambre, frutos secos ou chocolate, enfim, cada scone pode tornar-se único! Talvez seja esse o segredo do encanto que cai sobre nós, cá em casa, cada vez que no nosso caminho se atravessa um scone! Não conseguimos resistir!
Estes que vos apresento, não foram exceção! Fi-los para o pequeno-almoço mas… quando nos sentámos à mesa poucos restavam. Uma trincadela num enquanto fazíamos o café. Mais duas ou três trincadelas enquanto preparávamos a mesa. E mais umas dentadinhas enquanto…Hum, ainda bem que os os fotografei antes de tantas trincadelas!
 
Scones+com+passas+e+muitas+trincadelas
Scones+Passas+de+Uvas

Ingredientes
225 g de farinha
1 c. chá de fermento
40 g de açúcar
1 ovo batido
1 c. sopa de manteiga sem sal
6 c. sopa de leite
1 pitada de sal
1 mão cheia de passas de uvas 

Scones+Simples+e+com+Passas Scones+com+passas

Modo de preparação
Peneire a farinha com o fermento.
Junte a manteiga, à temperatura ambiente, com os restantes ingredientes e misture tudo com a ponta dos dedos, sem amassar, até obter uma massa homogénea. Se necessário junte um pouquinho mais de farinha, de modo a poder moldar a massa.
Adicione as passas à massa, faça bolinhas e coloque-as num tabuleiro untado com margarina.
Coza em forno pré-aquecido a 200 ºC durante 10 a 15 minutos.

Bom apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Sim; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: Farinha ; N.º de porções: 8-10; Prato: Doces
 

13 comentários:

  1. Adoro scones...
    Ainda hoje um dos meus alunos perguntou-me o que eram scones... Tenho ali na despensa umas sultanas. Levo a receita comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/03/quinze-dias-com-chefe-kiko-e-uma-pizza.html

    ResponderEliminar
  2. Nhammy, adoro.

    Beijinhos
    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. COMO EU GOSTAVA DE TER ESTADO NESSE PEQUENO-ALMOÇO!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Minha querida!
    Apetecia compartilhar dessa delícia, parece ssborosa demais! Levo a receita comigo,pois a turminha daqui também adora...
    Deixo um beijinho especial para você pelo Dia Internacional da Mulher, tenha um final de semana lindo,com carinho, Katia.

    ResponderEliminar
  5. Olá Vanda: também gosto imenso de scones e gostei de todos os que já experimentei. São mesmo uma tentação. Os teus estão lindos e acredito que deliciosos. Vou levar esta receita para a minha coleção.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  6. gosto bastante de scones, estão muito bonitos mesmo esses e de certeza saborosos.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Querida Vanda, também não consigo resistir a um scone seja ele salgado ou doce, fico como você, trincadela daqui, trincadela de lá, e lá se vão embora rapidinho. Os seus ficaram lindos, e com passas, especiais. Adoro passas. Gostei demais. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  8. Adoro scones! Ficaram tão fofinhos. Gostei muito da adição das passas. Vou experimentar!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Oi Vanda,
    Adoro scones e os seus estão lindos!
    Bj,
    Lylia

    ResponderEliminar
  10. Pronto, querida Vandinha !!!
    Grande falha esta na minha cozinha, não tenho nem uma receita de scones, não se admite de facto !! :)
    Vou contar-te um segredo: ando de dia para dia para fazer scones, mas sempre que me proponho a tal, alguma receita mais pecaminosa aparece em deterimento dos scones !!!
    E pronto, ficam para 2º plano, às vezes para 3º e 4º ! :)
    Mas tenho mesmo de corrigir isto ! :)
    Estes ficaram lindos, lindos, muito apetitosos todos pintalgadinhos com as passas que lhe dão o toque de doçura necessária para gulosas como eu ! Claro que ainda lhes colocaria mais uma dose generosa de... vejamos... chocolate !!!! eh eh eh
    Adorei as fotos, sóbrias, lindas !

    Beijinhos grandes amiga !

    ResponderEliminar
  11. A sério? Eu faço (fazia) sempre com farinha de aveia, tem piada :) Mas faço (fazia) bolinhas pequenas...
    Os teus estão TÃO lindos e TÃO bons :)

    ResponderEliminar
  12. Que lindos scones, os meus nunca ficam assim tão bonitos

    ResponderEliminar
  13. Que aspeto :)... A foto do scone partido ao meio deixando ver as passas, deixou-me a salivar... Huuuum :)

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!