domingo, 1 de março de 2015

Torta de Laranja com Frutos Secos



Os doces com amêndoa encontram-se entre os meus preferidos! Decidi fazer esta receita com uma mistura de amêndoas, caju e sementes de linhaça e de girassol. Bem, foi aprovado por todos cá em casa, tendo sido decidido por unanimidade que se encontrava em condições de participar no Dia Um...Na Cozinha, desafio que este mês promove um desfile de Tortas Doces! Espero que concordem com a decisão e que gostem!
Eu já estou sentada na primeira fila, pacientemente à espera, para assistir ao desfile completo de lindas e deliciosas tortas!
 Doces+Sobremesas+Amêndoa+Caju+Linhaça+Girassol+Sementes

Doces+Sobremesas+Amêndoa+Caju+Linhaça+Girassol+Sementes


Doces+Sobremesas+Amêndoa+Caju+Linhaça+Girassol+Sementes

Ingredientes
400 g de açúcar
6 ovos
raspa da casca e sumo de 1 laranja
75 g de frutos secos
(misturei amêndoas, cajus e sementes de linhaça e de girassol tudo em partes iguais)
40 g de margarina
manteiga q.b.
açúcar e farinha para polvilhar

Doces+Sobremesas+Amêndoa+Caju+Linhaça+Girassol+Sementes

Modo de preparação
Pique as amêndoas sem pele e os cajus.
Prepare um tabuleiro, com cerca de 20 cm × 30 cm, forrado com papel vegetal e untado com margarina e polvilhado com farinha.
Num recipiente junte o açúcar, os ovos, a raspa e o sumo da laranja e bata, durante cerca de 5 minutos, até formar um creme volumoso.
Derreta os 40 g de margarina e adicione-os ao preparado e mexa bem.
Junte as amêndoas, cajus e as sementes de linhaça e girassol e mexa mais um pouco.
Coza em forno pré-aquecido a 200º C, durante cerca de 20 minutos.
Tenha cuidado para não deixar cozer demasiado, esta torta fica tipo pudim.
Depois de cozida retire do forno e vire o tabuleiro sobre um pano húmido.
Retire o papel vegetal e e enrole com cuidado.
Deve conservar a torta enrolada no pano até arrefecer, para evitar que deforme ou parta.
Sirva polvilhado com açúcar e com laranja ao natural.
Bom apetite!

Doces+Sobremesas+Tortas+Laranja

Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Sim; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: Laranja; N.º de porções:8; Prato:Sobremesa

22 comentários:

  1. Olá Vanda: também adoro frutos secos e esta torta está com um aspeto delicioso.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  2. Adoro tortas de laranja!!! Com frutos secos nunca experimentei, mas agradou-me imenso a ideia ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. A minha escolha também recaiu sobre esta torta! :)
    Adorei a adição de frutos secos, muito boa!
    Sem dúvida uma deliciosa sugestão!
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Vanda,minha querida!
    Que sugestão deliciosa... Adorei a adição dos frutos secos,confesso,sou apaixonada por eles... As sementes de girassol ,deliciosas,estão sempre presentes cá pir casa... A apresentação ficou muito linda,digna de revista!
    Não fosse o Atlântico a nos separar,pediria uma generosa fatia e mataria a vontade que ficou...
    Tenha uma semana muito feliz e cheia de luz,beijinhos, Katia.

    ResponderEliminar
  5. está mesmo apetitosa, bem molhadinha ai como eu comia :D


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Uma maravilha essa torta!

    beijinhos

    food&emotions
    http://fefoodemotions.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Uma torta diferente, mas deve ser tão boa! Adorei a mistura das sementes e frutos secos! :)

    ResponderEliminar
  8. Essa torta ficou com um aspecto bem gulosa. Também fiz uma de laranja.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Vandinha,

    Fiquei aqui a pensar no que quererias dizer com isso do "...tendo sido decidido por unanimidade que se encontrava em condições de participar...", ou seja, passou-te pela cabeça não a publicares ???
    Tonta !!!!
    Só tinhas de publicar, está muitissimo apetitosa e nota-se que é uma torta cremosa que se desfaz na boca ! Uma delicia portanto, ainda mais com os sabores que encerra !!!
    "Coisa" tão boa esta que nos trouxeste, querida, seria imperdoável não participares com ela ! Ainda bem que vieste !!! :)

    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És muito querida, Isabelinha!
      Houve um momento em que a torta ameaçou desmoronar. Pois é, é que não deu tempo para arrefecer enrolada no pano. Foi no que deu fazer a torta no último dia, tive de abreviar para seguir para a sessão fotográfica :) Mas no fim lá aguentou!
      Um beijinho muito grande para ti

      Eliminar
    2. Tontinha ! :) :)
      Esses contratempos acontecem, olha o que me aconteceu a mim... a minha sorte é que ainda teria o dia do evento para tentar refazer, mas lá se salvou a honra do convento ! Tal como também te aconteceu a ti ! E é sempre um grande prazer ter-te na nossa companhia, gosto muito de ti ! :)
      Beijinho grande !

      Eliminar
  10. Querida Vanda, que fotos lindas e que suculenta ficou essa torta, bem úmida por dentro como gosto e com frutos secos, não dá para comer uma fatia. Adorei a receita, uma bela participação. Beijinhos, ótima semana

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha, Vanda! Esses frutos secos deliciosos nesta torta húmida, devem resultar de forma fantástica! Ficou linda e apetitosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Torta de laranja é uma das minhas perdições e esta está de comer e chorar por mais ;)
    beijinho
    http://nacozinhadasara.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Ficou linda a torta :)
    Gosto muito de tortas de laranja, ficam com um sabor incrível :)
    Adorei a junção de sementes! Diferente e certamente uma delícia!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Está uma verdadeira tentação, esta torta. Deliciosa, irresistível e com um ar mesmo muito apetecível. Eu sou fã de torta de laranja, são sabores que guardo desde a minha infância, que me acompanham desde sempre e que adoro. Bem tentei, mas não ficou nem de longe, como a tua. ;)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  15. Ora aqui está uma torta que nunca me sai bem, a de laranja. Guardei a receita para ver se com esta me safo melhor. Uma belíssima combinação de sabores e texturas! Beijinhos!

    ResponderEliminar
  16. Laranja e amêndoa?! Morri e fui para o céu Vanda!! Adorei, adorei!! :)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
  17. Linda torta! As fotos estão muito giras :)
    Eu também gosto de sobremesas com amêndoa, mas o meu irmão ganha-me aos pontos... Principalmente uns bolos com massa folhada, creme e amêndoa! Mas acho que se visse esta tarte tão perfeita ia alterar a preferência :D

    ResponderEliminar
  18. Que boa que deve estar a tua torta, laranja e frutos secos, boa combinação.
    Bjs.
    paula

    ResponderEliminar
  19. Só pode ser deliciosa, com o aspecto que tem!! =)

    Beijinhos,
    Marisa

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!