domingo, 30 de agosto de 2015

Surpresas de Banana



Não sabia como baptizar esta iguaria. Posso garantir que vivi uma agradável surpresa quando a provei, daí surgiu a designação!
É uma boa receita para aproveitamento de bananas maduras, quando já estão naquela fase em que já não sabem tão bem, já passaram do ponto ideal para as comermos ao natural. É igualmente boa quando confeccionada com as melhores e mais saborosas bananas que possamos imaginar!
A receita que originou as minhas Surpresas foi-me transmitida pela minha sogra. O meu maridinho andava deserto para eu a fazer cá em casa! A receita que vos apresento aqui foi modificada por mim, para a tornar um pouco mais saudável do que as receitas do antigamente.  Quanto ao paladar, das duas receitas, arriscaria dizer que é muito idêntico visto o meu marido ter exclamado “É isto mesmo!”, ao provar as minhas Surpresas.
As porções da receita original foram-me transmitidas mais ou menos a olho, pois tudo depende do tamanho e da fase de maturação dos frutos que temos à nossa disposição. O segredo está na consistência da massa que tem de ficar idêntica à da massa das pataniscas. Jogamos com a quantidade de farinha para obter o efeito desejado. A quantidade de açúcar depende da doçura das bananas que utilizamos e do nosso próprio gosto pessoal.
A receita é simples mas, se não as quisermos esturricar, e ter uma surpresa desagradável, temos de as cozinhar em lume baixo a moderado o que exige que passemos algum tempo à volta do fogão.
E agora, querem saber como comer estas Surpresas? Pode ser como sobremesa, ou como snack entre refeições principais e sempre que nos apetecer! Bem, eu gosto delas até com café!

Sobremesa+de+Banana

 Doces+e+sobremesas+de+banana
  
Ingredientes
4 bananas maduras (de preferência)
4 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 colheres (sopa) de açúcar mascavado
Margarina para untar a frigideira


Iguarias+Doces+e+sobremesas+de+banana

Modo de preparação
Esmague as bananas com um garfo.
Junte-lhe a farinha e o açúcar e mexa bem.
Prove e rectifique a quantidade de açúcar a seu gosto.
O preparado deve ficar com a consistência das pataniscas, pelo que pode acrescentar um pouco mais de farinha se verificar que o polme está um pouco mole.
Derreta um pouco de margarina numa frigideira antiaderente, e quando estiver quente deite-lhe algumas colheres do preparado.
Com o lume não muito forte para não queimar, deixe-as tostar dos dois lados.
Pode ir dando pequenos toques com uma colher ou espátula, fazendo alguma pressão sobre as surpresas de banana, para ajudar a cozinhar.
Garanta que o fundo da frigideira está untado com margarina antes de colocar a 2ª rodada de colheradas do preparado.
Vá fazendo Surpresas até esgotar a massa.
Sirva-as mornas ou frias.
Conservam-se no frigorífico 3 ou 4 dias.

Iguarias+Doces+e+sobremesas+de+banana
Bom apetite!


Tempo de preparação: 30 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Não; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: Banana ; N.º de porções: 40 Surpresas (aprox.); Prato: Snacks

6 comentários:

  1. Olha mas que excelente aspecto! Gostei imenso :)

    ResponderEliminar
  2. Surpresa é um bom nome! Até para mim foi uma, já que a receita me apanhou por completo :) Deve ser uma delícia!

    ResponderEliminar
  3. Que delícia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/bolo-de-leite-condensado-e-licor-de.html

    ResponderEliminar
  4. Olá Vanda: quase parecem panquecas,não é? Que belo aspeto e se o marido aprovou, então é sucesso garantido,rsrs ( pelo menos cá em casa é assim).
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!