terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Sopa de Tomate com Ovos Escalfados à Alentejana



Gosto de quase todos os pratos da cozinha portuguesa. Alguns deles agradam-me especialmente, tocam-me o coração.

Esta sopa de tomate com ovos escalfados à Alentejana é um desses pratos, uma iguaria que me enche a alma. Logo na primeira colher chega todo aquele sabor, um sem número de recordações, emoções de tempos que já passaram mas que faço questão de manter bem vivos e de continuar a saborear!

Vão gostar, vai aquecer os vossos corações!

 

 

Ingredientes

5 /6 tomates

1 cebola

3 dentes de alho

1 folha de louro

Cerca de 0.75 l de água

4 ovos

Folhas de coentros

Sal  e pimenta q.b.

Azeite q.b.

 

Sopa+de+Tomate+com+coentros+e+ovos+escalfados

 

Modo de preparação

Leve ao lume uma panela com um fio de azeite.

Quando o azeite estiver bem quente, junte a cebola picada e, quando esta estiver transparente, junte os alhos picados e uma folha de louro.

De seguida, retire a pele aos tomates, limpe-os de sementes, pique-os e junta-os ao refogado.

Tempere com sal e pimenta.

Assim que o tomate estiver desfeito e ligado ao refogado, acrescentamos a água fervida, retire a folha de louro e triture com a varinha mágica.

Deixe cozinhar durante cerca de 15 minutos com a panela tapada.
Quando a sopa estiver quase pronta junte os ovos, podendo optar por os escalfar num tachinho à parte, como eu fiz.

Abra os ovos e deixe-os cair na sopa, com cuidado, para que o ovo não se desfaça e fique escalfado na própria sopa.

Aguarde 3 ou 4 minutos até a sopa de tomate com os ovos escalfados estar pronta.

Pode optar por escalfar os ovos num tachinho à parte adicionando-os depois à sopa, como eu fiz.
Sirva a sopa polvilhada com folhas de coentros.

 

Bom apetite!


Tempo de preparação: 50 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Sim; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: Tomate ; N.º de porções: 4; Prato: Sopa
 


5 comentários:

  1. É das minhas sopas preferidas! Faço tantas vezes porque adoro mesmo o sabor e o ovinho escalfado é a cereja no topo do bolo! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm, tenho que experimentar. Adoro uma sopinha!
    Bjsss

    ResponderEliminar
  3. Eu também adoro a cozinha portuguesa, mas confesso que sou apaixonada pelas sopas alentejanas e esta ficou com tão bom aspecto, que me fez recuar anos atrás, a casa de uma amiga de família alentejana e que fazia as melhores sopas alentejanas do mundo!!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não sou a maior fã da comida tradicional, mas neste caso acho que seria aprovada por mim. Que sopa linda! Nunca junto ovos, tenho de aderir a essa moda :D

    ResponderEliminar


Obrigada pela visita e por deixar o seu comentário!