domingo, 19 de abril de 2015

Tapioca com Canela e Limão



Um dia no supermercado entrei num corredor e, ao olhar para os produtos expostos, os meus olhos pousaram sobre as embalagens de tapioca. Ao tempo que andava para experimentar fazer tapioca! Foram tantos os elogios que ouvi que não quis deixar de experimentar.
Fiz a receita que vinha no pacote e juntei-lhe o meu toque pessoal, até porque a explicação vinha muito sucinta, como que a apelar à criatividade de quem se atrevesse a embarcar na aventura.
Gostei e aqui partilho a minha agradável experiência!
Espero que gostem e que se inspirem!

Tapioca+Canela+Limão

Ingredientes
5 c. sopa de tapioca inglesa
0,5 l de leite
açúcar a gosto (juntei 3 c. sopa)
1 pau de canela
1 casquinha de limão
1 c. chá manteiga
2 gemas de ovo
canela em pó q.b.


Modo de preparação
Ponha a tapioca de molho durante cerca de 30 minutos.
Escorra-lhe a água, deite-a num tacho e junte-lhe o açucarado a gosto, a manteiga, o pau de canela e a casca do limão.
Leve ao lume e vá mexendo para evitar que se agarre ao fundo do tacho.
Deixe ferver até engrossar, tendo cuidado para não deixar engrossar demasiado.
Num recipiente à parte, coloque as gemas de ovo e junte um pouco do preparado e mexa bem.
Retire o tacho do lume e junte-lhe as gemas, mexendo muito bem.
Leve novamente ao lume para cozer as gemas de ovo e até obter a consistência desejada.
Coloque numa taça ou em tacinhas individuais e leve ao frigorífico.
Sirva fresco polvilhado com canela.



Bom apetite!


Tempo de preparação: 45 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Sim; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: Tapioca ; N.º de porções:4; Prato: Sobremesas

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Um Coração e um bolo de Chocolate com Cobertura de Chocolate




Após uma pausa descontraída e relaxante, longe da cozinha, volto para vos aguçar o palato com um Bolo de Chocolate!
No domingo de Páscoa, é habitual a minha família reunir-se ao almoço. Já aqui o disse pelo menos uma vez, cada núcleo familiar leva um prato e um doce para a casa dos anfitriões. Quem chega vai colocando as suas iguarias na mesa. E o dia é de festa, de alegria, de risos! Saímos já de noite, muito bem-dispostos e com algum peso a mais, isso posso garantir.
Este ano brindei a minha família com um delicioso Bolo de Chocolate. Sim, um Senhor Bolo de Chocolate, distinto e elegante tal como o descreveu a Isabelinha do Blog do Chocolate! Foi lá que fui buscar a receita, convicta que estava no caminho certo para desfrutarmos de um momento especial. E não é que tinha razão? O bolo é excelente! Todos o adoraram! É de fácil execução, fica um bolo grande, muito fofinho e depois da primeira fatia segue-se inevitavelmente uma segunda, uma terceira... Ui!
Por cima coloquei uma cobertura de chocolate de tablete que derreti num tachinho com algumas colheres de sopa de leite, apenas as suficientes para obter a consistência desejada.
Mas, tenho de lhes contar que fui insultada por não ter sido mais generosa na quantidade de cobertura de chocolate. Não sou muito gulosa mas, para a próxima corrigirei este pormenor, fica aqui prometida uma dose de chocolate extra para os mais gulosos!
A ti,  minha querida Isabelinha, devemos os agradáveis momentos de degustação que vivemos à volta deste bolinho. Obrigada pelo teu bom gosto e pela excelente qualidade das receitas com que nos brindas! Para ti, um beijo grande, muito especial!
Aqui encontrarão todos os detalhes sobre este bolo espetacular! Vão lá dar uma espreitadela!
Seguem-se as fotos possíveis, em virtude do entusiasmo dos comensais!
 
Bolo+de+Chocolate
Pequeno bolo em forma de coração degustado pouco depois de pronto. Só teve tempo para arrefecer! É que cá em casa não aguentámos esperar até à hora das sobremesas para provar esta iguaria!
Bom apetite!

Tempo de preparação: 60 minutos; Dificuldade:*; Vegetariano: Sim; Apto para crianças: Sim; Ingrediente principal: Chocolate; N.º de porções:10-12; Prato:Bolos